HISTÓRIA DA PAELLA
E DOS FUNDADORES DE AUTÊNTICA PAELLA
A origem desse prato remonta há séculos. Suas primeiras referências são do século X no Parque Natural de Albufera nos arredores da cidade de Valência. Essa região foi a grande responsável pelo cultivo do arroz que se espalhou pela costa leste da Espanha. Séculos depois, fazendeiros da região começaram a cozinhar arroz com coelho e acabaram inventando o prato mais emblemático do país; a paella valenciana. Este foi composto de frango, coelho, caracóis, garrafão (um tipo de legume), feijão verde, arroz, açafrão e especiarias. A paella valenciana é o único prato espanhol com denominação de origem e só pode ser nomeada enquanto tal se os passos estabelecidos são seguidos durante a sua preparação e os devidos ingredientes são utilizados. No decorrer dos séculos XIV e XV a paella já era popular na região de Valencia e se espalhava por todo o país com diferentes variações, como a paella de frutos do mar e a paella mista.
Nos dias atuais, a paella é um prato internacionalmente conhecido sofrendo modificações e adaptações devido a sua popularidade e internacionalização. Nota-se que cada pessoa que cozinha esse prato o faz de modo diferente e o adapta a diferentes situações e regiões.
Em Autêntica Paella visamos oferecer uma linha de paellas tradicionais espanholas com ingredientes oferecidos pelo mediterrâneo da Península Ibérica. Contudo, também oferecemos uma série de paellas muito criativas que se adaptam a muitos dos ricos ingredientes encontrados em Santa Catarina. Por consequência, a paella é e sempre será um prato único que deixará uma viva memória àqueles que a comem e será um importante motivo de reunião entre amigos e familiares. A paella carrega um aspecto cultural associado a capacidade de reunir as pessoas dando origem a bons momentos.
Felipe Corominas é o jovem co-fundador e chef de cozinha em Autêntica Paella. Neto de avós catalães, que imigraram para a Colômbia durante a Guerra Civil espanhola, e filho de colombianos. Felipe desde a mais tenra idade esteve cercado pela culinária espanhola. Sua avó mantinha um restaurante e serviço de entrega de paellas, dessa forma Felipe desde criança manteve um contato direto com a preparação do prato. Tal fato o levou a aquisição das características necessárias para se tornar um chef especializado em paellas. Como profissional ele trabalhou como cozinheiro em San Francisco, em uma empresa de buffet especializada em culinária espanhola. Também ofereceu seus serviços de cozinheiro em diferentes e renomados hotéis e restaurantes em Barcelona. É notável que Felipe tem uma vasta experiência e conhecimento aprofundado da cozinha espanhola que são refletidos nos seus pratos.
Marc Torné é co-fundador e chef em Autêntica Paella. Nascido em uma pequena vila agrícola nos arredores de Barcelona e oriundo de uma família humilde, ele cresceu tendo a paella como o prato típico dos almoços de domingo na casa de sua avó. Esses eventos, assomados aos demais em que a paella era central, o levaram a adquirir um grande talento para cozinhar esse famoso prato. Sua presença na cozinha de sua casa e sua habilidade o levaram a trabalhar em diversos restaurantes da região em que nasceu, assim como em Barcelona. Seguindo os passos de seu sócio, Marc também se mudou para os Estados Unidos para trabalhar em restaurantes em São Francisco, em um momento em que a culinária espanhola experienciava um crescimento muito importante naquele país. Na Califórnia ele trabalhou em restaurantes renomados e pioneiros no que tange a culinária espanhola e pode adquirir conhecimentos valiosos. Sua trajetória o trouxe até o Brasil, onde ele tem como objetivo reproduzir os autênticos sabores da comida espanhola, que ele vivenciou desde a infância na casa de sua avó.